Alterações liberadas no mês de março.

Veja abaixo as liberações realizadas.

Liberações do dia 07 de março

Versão 5.3.30/550

Informação Importante antes de solicitar atualização

Caso você utilize o sistema E2 EFI e possui remessas em andamento com leituristas fazendo coleta de leitura em campo, deve aguardar a conclusão das leituras e finalizar as remessas para solicitar a atualização do sistema E2 Comercial.

2ª via no E2 CRM e E2 Comercial

Na emissão de 2ª via as opções de imprimir código de barras quando for débito em conta e imprimir código de barras mesmo quando fatura paga não estava funcionando.

Ocorria a seguinte mensagem:

Sem faturas para emitir!Em E2.PKG_IMP_FATURAS_WEB

Mensagem original:

ORA-20000: Sem faturas para emitir! ORA-06512: em "E2.PKG_IMP_FATURAS_WEB", line 5669

Situação ocorre nas faturas que são DANFE (competência 02/2022) que foram emitidas pelo EFI. Temos a coluna APRESENTADA que deve retornar APRESENTADA = SIM, no entanto retornava APRESENTADA = NÃO.

Por esse motivo ao tentar solicitar a 2ª via dessa fatura, se a mesma estivesse em aberto não aparecia nos filtros e disparava a mensagem informada anteriormente.

Para isso era necessário mudar o filtro "faturas pagas: sim" que a DANFE será listada, apesar que a fatura ainda estava em aberto.

Foi alterado o pacote do EFI para trazer a informação corretamente e permitir que emita a segunda via de faturas em aberto sem necessidade de alterar o filtro.

Ao gerar uma segunda via de fatura pelo sistema E2 CRM e for uma DANFE, foi constatado que após dar ok em 'impressão ok?' disparava a mensagem: Referência de objeto não definida para uma instância de um objeto e não habilitava o botão de encerrar atendimento. Sendo forçado a cancelar o atendimento e não gerar a cobrança da segunda via.

Corrigido situação ao gerar 2ª via para fatura do tipo DANF3e no E2 CRM e E2 Comercial.

Atendimento Cancelados no E2 CRM

Ao realizar um atendimento de Troca de Classe e/ou Declaração de Quitação Anual dos Débitos não habilitava o quadro para informar a observação do atendimento, desta forma o botão de 'Finalizar' não era chamado e o atendente acabava cancelando o atendimento.

Ajustado o processo para permitir que o atendimento seja finalizado.

Impressão de faturas em lote

Ao imprimir uma fatura em Leitura> Emitir faturas, quando selecionado a opção de impressão por lotes, não estava sendo possível deixar mais de um lote aberto (duas abas com os pdfs). Ajustado o processo para possibilitar a abertura de dois ou mais PDFs na impressão por grupo.

Trava na Tela de Abrir grupo de faturamento

Na abertura do grupo de faturamento sabemos que foi concluído quando gera uma notificação. No entanto observamos que alguns usuários não estavam aguardando a conclusão do processo de abertura do grupo de faturamento e já geravam remessas no EFI Desktop.

Ao seguir esse fluxo algumas UCs não estavam sendo carregadas na geração da remessa, pois como o grupo de faturamento não estava completamente aberto com todas UCs com calculo_dados gerados as mesmas não eram carregadas na remessa.

Inserido uma trava no sistema para deixar a tela congelada e aguardar o grupo de faturamento abrir completamente, somente após a conclusão de abertura deve ser gerado remessas no EFI.

Consulta reaviso

Adicionado múltipla ordenação para tela Consulta reaviso, permite ordenar dados em múltiplas colunas.

Novas colunas em Consulta rotas

Adicionado as colunas Nome bairro, Nome rua e Nome município para tela de Consulta rota.

Erro ao imprimir serviços

  • E2 Comercial> BT/AT> UC> Serviços> Consultar> Duplo clique no registro> Mais opções> Imprimir

Corrigido situação ao imprimir alguma solicitação, pois apresentava mensagem de erro.

Informações - Faturas no E2 CRM

  • E2 CRM> Atender UC> Informações> Faturas

Quando iniciado um atendimento do tipo Informações - Faturas e cancelar o atendimento, no final pergunta se realmente deseja fechar a tela de histórico. Se colocar Não e consultar uma fatura e tentar finalizar da erro nas classificações. Situação corrigida na versão atual.

Cadastro TC/TP

Foi alterado campo Fator térmico para adicionar valor decimal, para isso se deve colocar "." no valor. Não aceita colocar vírgula.

Pedido de ligação com solicitação de baixa renda

Após gerar um pedido de ligação com solicitação de baixa renda pelo E2 CRM, ao ser editado pelo E2 Comercial e retirar a opção de solicitar para baixa renda, estava apresentando um erro ao salvar. Feito a correção para não apresentar mais a mensagem de erro.

Simulação de faturamento

Feito alteração na simulação de faturamento no E2 CRM, pois ao tentar simular para baixa renda o sistema não estava preparado.

Carteirinha de associado

Foi desenvolvido a impressão de carteirinha de associado, que até então não havia no sistema.

Informações - Faturas no E2 CRM

  • E2 Comercial> CRM> Ações de reclamações

Foi adicionado o botão Relatório para imprimir o formulário da ação.

Filtros Consumidor

Realizado correções no Mais filtros (Funil) na tela do consumidor, havia uns campos que estava com problema ao pesquisar.

Recadastramento Consumidor

Retirado obrigatoriedade de informar os campos Responsável e CPF Responsável quando realizar um recadastramento.

Outras cobranças

Alterado o campo Quantidade para permitir inserir valores decimais para outras cobranças do tipo Fixo e Mensal.

Consultar saldo microgeração no E2 CRM

  • E2 CRM> Atender UC> Consultas> Consultar saldo microgeração

Feito alteração para que UCs vinculadas GD possam realizar impressão também, antes só permitia UC GD.

Transferência de Outras cobranças

Correções na transferência de outras cobranças, situações envolvendo PIX apresentavam erro.

Transferência de violações DIC/FIC

Adicionado as colunas Qtde UC, Total DIC, Total FIC, Total DMIC e Total DICRI para grid. Adicionado também totalizador nas transferências realizadas.

Desligamento programado

Para as UCs com Desligamento Programado não estava verificando o parâmetro Utiliza vistoria de religação programada = Não, e com isso sempre obrigando a realização de vistoria. Feito correção para respeitar o parâmetro.

Realigar UC

Adicionado bloqueio para não permitir gerar pedidos de religação duplicados.

Processos

  • E2 Comercial> AT/BT> Processos

Adicionado o filtro Interessados para pesquisar os projetos vinculados.

Troca de classe

Corrigido para que ao salvar a troca de classe não feche o atendimento, assim trazendo a opção de imprimir o comunicado da troca de classe ainda com o atendimento aberto.

Auditoria de pagamentos

  • Comercial> Arrecadação> Mais opções> Auditoria de pagamentos

Foi desenvolvido a tela, pois até o momento só tinha no PB. A tela possui a mesma funcionalidade do PB, porém consultando os registros em grid.

Apresentação dos Percentuais de Imposto

  • E2 Comercial> Baixa/Alta tensão> Faturamento> Histórico> duplo clique em uma fatura> Expandir quadro de informações

Alterado os campos ICMS, PIS/PASEP e COFINS para apresentarem os valores em porcentagem.

Forma valor no Itens de Fatura

Alterado para que ao escolher a Forma de valor: % sobre kWh s/ tributos e s/ bandeiras, % sobre consumo kWh + multa/juros/correção ou % sobre consumo kW + multa/juros/ correção os campos possam ser editáveis.

Troca de vencimento no E2 CRM

Alterado para quando realizar a troca de vencimento para a UC, abrir tela de observação ao finalizar.

Análise sazonalidade

Adicionado ordenação para as colunas da tela.

Gerar comunicados - faturas vencidas

Adicionado ordenação para as colunas da tela.

Contrato ANEEL

Adicionado a confirmação de impressão do contrato ANEEL ao gerar uma solicitação de fornecimento ou troca de titularidade no E2 CRM. E caso realizar o envio do contrato ANEEL por e-mail, a confirmação também realizada.


Liberações do dia 21 de março

Versão 5.3.31/551

Informação Importante antes de solicitar atualização

Caso você utilize o sistema E2 EFI e possui remessas em andamento com leituristas fazendo coleta de leitura em campo, deve aguardar a conclusão das leituras e finalizar as remessas para solicitar a atualização do sistema E2 Comercial.

Mesmo que esteja na versão 5.3.30/550 será necessário finalizar as remessas do EFI para atualizar para versão 5.3.31/551, pois teve novas alterações no pacote.

Cadastramento automático na Tarifa Social de Energia Elétrica

Para atender o OFÍCIO CIRCULAR nº 0023/2021-SRD/SFE/ANEEL - Assunto: Cadastramento automático na Tarifa Social de Energia Elétrica (aplicação da Resolução Normativa nº 953/2021 e da Resolução Normativa nº 1.000/2021) apresentamos a versão com a automatização do processo.

Informações importantes sobre o novo processo:

  • Governo disponibilizará o arquivo contendo os consumidores aptos ao beneficio TSEE;
  • Sistema faz a consulta nesse arquivo, os consumidores de sua base de dados aptos ao beneficio TSEE e aplica o beneficio aos consumidores aptos;
  • O arquivo será importado em um banco de dados;
  • Foi criado uma API para realizar a consulta a este banco de dados;
  • Nesta API são tratadas algumas regras para retornar a lista de consumidores aptos:
    • Para requisitar a lista de consumidores aptos o Sistema E2 Comercial irá passar uma lista de CPFs e Códigos IBGE, a data do arquivo e o valor do salário mínimo;
    • A API irá encontrar no banco de dados os CPFs relacionados e validar através de algumas regras, os que passarem nestas regras retornarão como resposta a requisição do E2 Comercial.

Regras para aptos da API Integração TSEE

  • Governo disponibilizará o arquivo contendo os consumidores aptos ao beneficio TSEE;
  • A partir da data do arquivo informado na requisição é validado a data de atualização do cadastro familiar, caso for menor que 2 anos da data do arquivo o consumidor não é considerado APTO ao beneficio;
  • A partir do valor do Salário mínimo informado na requisição e verificado e valor renda média familiar, se for menor que 1/2 Salário mínimo é considerado APTO ao beneficio;
  • Consultado a coluna IN_FAMILIA_INDIGENA_FAM caso for 1 é considerado APTO ao beneficio;
  • Consultado a coluna IN_FAMILIA_QUILOMBOLA_FAM caso for 1 é considerado APTO ao beneficio;
  • Consultado o arquivo BPC caso for localizado um cadastro de CPF ATIVO no arquivo BPC o consumidor é considerado APTO ao beneficio.

Passado por estas validações a API Integração TSEE retornará a lista dos consumidores APTOS ao sistema E2 Comercial.

O sistema E2 Comercial vai requisitar uma relação a API Integração TSEE dos consumidores aptos ao beneficio TSEE.

Essa requisição passará o CPF e Código IBGE apenas dos consumidores Residenciais (Classe 1 Subclasse 1) e Rurais Residenciais (Classe 4 Subclasse 3).

Com o retorno da API com a listagem dos consumidores aptos, o sistema E2Comercial vai fazer algumas validações na base antes de apresentar em tela a relação de consumidores aptos.

Validação do NIS:

  • Verificar se o NIS existe na base e esta ativo, se não existe vai fazer a criação automática do NIS no sistema;
  • Verifica se esta sendo utilizado em uma solicitação TSEE, se estiver usando não deixa aplicar o benefício;
  • Verifica se esta sendo utilizado em uma solicitação TSEE, se não estiver usando recupera e reutiliza o NIS existente apenas atualizando os dados do consumidor.

Validação se o consumidor possui mais de uma UC com beneficio:

  • Através do CPF do consumidor é verificado se este consumidor já possui outra UC com Beneficio TSEE;
  • Se existir, não deixa aplicar o beneficio;
  • Se não existir, permite aplicar o beneficio.

Com a listagem dos consumidores aptos pronta o sistema exibe em tela a relação com a opção de escolha do usuário marcando as UCs que deseja aplicar o beneficio;

Ainda em tela é relacionado em Vermelho caso exista um consumidor com mais de UMA UC para aplicar o beneficio, assim devendo selecionar apenas uma UC para conceder o Beneficio;

Ao clicar em gravar o sistema irá gravar no banco de dados a relação dos selecionáveis, esta relação poderá ser editada após a gravação marcando ou desmarcando alguma UC que irá ou não ser aplicado o beneficio;

Ao Processar a solicitação o sistema irá então usar todos os selecionados para receber o beneficio e aplicar a alteração;

A alteração segue os passos de uma solicitação padrão do sistema, é cadastrado uma Solicitação TSSE e alterada o status para Deferido

Caso o NIS não exista na base este também é criado no sistema (Faturamento > Listas > Beneficiário NIS)

Alterações no sistema:

Caminho do sistema: E2 Comercial> Baixa tensão> Unidade Consumidora> Informar o código de uma UC que seja Residencial> Cadastro> Mais opções> Lançar deferimento – Base MDS Cad Unico> Novo

exemplo

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exemplo

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Ao lançar deferimento – Base MDS CadUnico será gerado lotes de acordo com os filtros informados. Poderá ser filtrado por Município, Bairro, Rota, UC, Valor salário mínimo (campo obrigatório) e Data arquivo CadUnico: dd/mm/aaaa

exemplo

Após realizar o filtro com as informações desejadas deve avançar e buscar os dados do arquivo que está armazenado no Banco de Dados. Listará os consumidores de cada distribuidora de acordo com o código do IBGE.

exemplo

Os dados apresentados são buscados do arquivo do MDS.

Na tela 'Cadastrar' já permite marcar o checkbox e conceder o beneficio para o consumidor, porém, caso queira fazer uma análise criteriosa antes de aplicar de fato o beneficio pode apenas salvar sem marcar nenhum consumidor e será gerado um lote com o municipio e filtros selecionados.

Além disso temos o botão de imprimir lista que permite salvar os dados em excel.

exemplo

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Caso você optar por gerar o lote e realizar a análise e aplicar o beneficio depois, será criado os lotes na tela e poderá com um duplo clique visualizar todos consumidores que foram encontrados no arquivo do TSEE.

Nessa grid poderá ver os filtros que foram usados, a data/hora e usuário que gerou o lote e a situação do lote.

O lote pode estar: Não aplicado, Aplicado parcial, Totalmente aplicado:

  • Não aplicado: o lote ainda não foi analisado e nenhuma UC recebeu o beneficio;
  • Aplicado parcial: o lote possui consumidores que ainda não foram analisados;
  • Totalmente aplicado: todos consumidores foram analisados e não possui mais pendências.

exemplo

Ao clicar no lote que está Não aplicado ou Aplicado parcial o checkbox está habilitado para as situações que o Cad único esteja não aplicado.

exemplo

Situações importantes na tela de lançar deferimento:

Informações sobre a coluna Situação NIS Cad. único:

  • Nis não existe: não está cadastrado no beneficiário NIS no sistema, desta forma será inserido automaticamente;
  • Nis existe (sem vinculo): Possui o NIS cadastrado no sistema e não está sendo utilizado em nenhuma solicitação TSEE, só será alterado o beneficio para ativo;
  • Nis existe (com vinculo): O NIS está cadastrado no sistema e sendo utilizado em outra solicitação, desta forma não consegue marcar e aplicar enquanto nenhuma ação for tomada.
  • Nis existe (atualizar consumidor): o NIS cadastrado está em outro CPF ou em outro consumidor que não é proprietário da Unidade consumidora;

exemplo

Caso NIS existe (com vinculo) ao tentar marcar o checkbox ocorrerá a mensagem abaixo:

exemplo

Não permitirá conceder beneficio, pois o NIS está sendo utilizado em outro cadastro. Deve ser verificado se esse consumidor já possui outra UC com NIS vinculado.

Informações sobre a coluna Situação consumidor Cad. único:

  • Sem uc baixa renda: esse consumidor ainda não possui nenhuma unidade consumidora com o benefício do TSEE;
  • Com outra uc baixa renda: esse consumidor já possui outra unidade consumidora com benefício do TSEE.

exemplo

Essas informações sobre o NIS podem ser consultadas em: Faturamento> Listas> Outros> Beneficiário NIS

Observação: Não será preciso atualizar dados de cálculo das Unidades Consumidoras após aplicar o beneficio, pois sistema vai fazer isso automaticamente.

Novidades na Tela Detalhes:

Linha vermelha:

Temos uma legenda na tela de Detalhes, que pode ser identificada por uma bolinha vermelha com a descrição: "Consumidor possui mais de uma UC".

Caso o consumidor possuir mais de uma Unidade Consumidora sistema não permitirá conceder o beneficio, será necessário verificar qual UC tem direito.

Segue exemplo: Consumidor 10211 - Rosimeri, possui duas Unidades Consumidoras: 20100180 e 20100365.

Deve ser escolhido qual UC receberá o beneficio. Neste caso a UC 20100365 recebeu o beneficio e foi aplicado. Se tentar aplicar na UC 20100180 não permitirá salvar ocorrerá a mensagem abaixo:

ORA-20000: Erro ao inserir UC_SOLICITACAO_TSEE. codUc:20100180 - ORA-20000: Código de domicílio informado já está cadastrado na UC 20100365. Cod. Domicílio='00421954540' ORA-06512: em "E2LIBERADA.PKG_BXRENDA_TSEE", line 75 ORA-06512: em "E2LIBERADA.PKG_BXRENDA_TSEE", line 298 ORA-06512: em "E2LIBERADA.PKG_BXRENDA_TSEE", line 298

Nessa situação não permitirá salvar o beneficio nas duas UCs, será aplicado em uma Unidade consumidora e a outra deverá ser desconsiderada.

exemplo

exemplo

Botão desconsiderar:

Citado anteriormente que caso o consumidor possuia mais de uma UC e possa aplicar o beneficio para apenas uma Unidade Consumidora desenvolvemos o botão 'Desconsiderar'.

Esse botão será habilitado somente quando o status da Situação Cad. único item for 'Não aplicado', essa função serve para desconsiderar os consumidores que não terão o beneficio concedido.

exemplo

Após todos consumidores tiverem sido analisados e a Situação Cad. único item for Aplicado e/ou Não se aplica deve ir em Mais opções> Processar e o lote mudará o status para Totalmente aplicado.

Ao aplicar o beneficio para o consumidor e o mesmo alterar a Situação Cad. único item para Aplicado a UC mudará automaticamente para Baixa Renda e não é necessário atualizar dados de cálculo manualmente, pois o sistema já atualizará o calculo_dados da UC.

Neste exemplo o consumidor 13652 já teve o beneficio aplicado na UC 2010059:

exemplo

Ao consultar o cadastro a UC já estará atualizado para Subclasse Baixa Renda.

exemplo

Ao lançar caderno para essa UC já terá concedido o beneficio da tarifa do B1r.

Seguindo os passos descritos é possível concluir a análise dos lotes e ficar com o status totalmente aplicado.

Lembrando que em algumas situações será necessário desconsiderar algum consumidor, pois o mesmo pode já possuir o beneficio em outra Unidade Consumidora.

Alguns cenários pode ocorrer mensagens na tela, orientamos que leia atentamente, pois geralmente correções cadastrais via sistema é possível concluir a análise.

Situações diferentes das descritas orientamos que entre em contato com o Suporte Técnico, caso seja necessários novas correções.

Bloqueado retificação NF3e na mesma competência

Ao tentar retificar NF3e na mesma competência, o sistema irá bloquear no momento de lançar e a seguinte mensagem será apresentada: "SEFAZ proíbe substituição de NF3e emitida dentro da mesma competência".

Outras alterações

  • Correção ao consultar fatura, quando o mês não possuía PIS/COFINS cadastrado apresentava erro ao consultar a fatura.


Liberações do dia 23 de março

Versão 5.3.33/552

Informação Importante antes de solicitar atualização

Caso você utilize o sistema E2 EFI e possui remessas em andamento com leituristas fazendo coleta de leitura em campo, deve aguardar a conclusão das leituras e finalizar as remessas para solicitar a atualização do sistema E2 Comercial.

Porém se já estiver na versão 5.3.31/551 pode ser atualizado para versão mais recente sem problemas.

Correção Rejeição Nf3e

Corrigido Rejeição que ocorria ao tentar autorizar a fatura no Painel NF3E: Rejeição: Valor do COFINS efetivo não corresponde à base de cálculo x alíquota.

Situação ocorria nos clientes que informam Alíquota Nominal diferente do Efetivo.

Formatação do campo "Em experiência até" ao aprovar ligação

Ao aprovar ligação nova de UC de Alta Tensão o sistema estava setando o campo "Em experiência até" a data atual, exemplo: 23/03/2022, ajustado para que insira o dia 01 do mês informado e não o dia atual. Conforme já ocorre ao editar o cadastro da UC.

Alterar dados do Refaturamento de UCs Baixa Renda

Quando for alterar os dados de refaturamento de uma UC Baixa Renda o campo NIS estava validando apenas 9 caracteres, ajustado para criticar quando estiver diferente de 11 caracteres.

Comunicado de perda do benefício

Quando solicitar baixa renda com o aviso do tipo Documento foi adicionado uma caixa de pergunta para realizar impressão do Comunicado de perda de benefício ao finalizar o solicitação.

Lançar caderno com ocorrência de leitura

Verificado que quando alguma ocorrência de leitura informada, era lançado caderno para a UC sem problemas e sem erros de cálculo, mas disparava a seguinte mensagem: "Erro lendo dados de cálculo para código 0".
Se a parametrização estiver “Limpa ocorrência ao lançar caderno = Não” ao lançar a leitura da próxima UC a ocorrência informada continua em tela e não apresenta mais erros.

Erro no lançamento de vistoria de alteração de carga

Na tentativa de lançar a vistoria do processo de alteração de carga e selecionar a opção "Necessidade de: Orçamento para obra", o sistema apresentava mensagem por conta de uma CKT, feito correção e não apresenta mais mensagem ao lançar resultado.

Quantidade de caracteres cód. domicilio na aprovação da vistoria

Alterado tamanho do campo Cód. domicílio para permitir 11 caracteres na aprovação da vistoria.

Recadastrar consumidor

Quando realizar um recadastramento do consumidor, para consumidores que são sócio vinculado = sim, o sistema estava alterando para sócio vinculado = não e alterando a matrícula. Com a correção não apresentou mais problemas.

Reaviso de Débito

Adicionado ordenação para as colunas da tela.

Reprovar ligação por necessidade de obra

Ao reprovar a solicitação de fornecimento por necessidade de obra, no momento de vincular a obra disparava mensagem de erro, foi corrigido para não apresentar mais erros.

Análise de leitura

Ajustado o nome de algumas colunas.

Quantidade de Outras Cobranças

Alterado o campo Quantidade para aceitar até 8 digitos.

Troca de titularidade

Ao realizar a troca de titularidade e informar o novo consumidor que possui opção Outro endereço corresp. = "sim" dava problema ao salvar.

Apresentação incorreta da bandeira

Ao clicar sobre o item da bandeira no espelho da fatura, quando abre a tela para trazer as informações, a mesma estsva vindo em branco só acontecia de não listar as informações quando tinha de uma faixa de consumo dos B1r (Baixa renda). Corrigido para demonstrar corretamente as informações.

Apresentação em duplicidade em Outras faturas

Na visualização de outros documentos, se pesquisasse por um número de fatura repetido, o sistema não esta conseguindo diferenciar os dados e consequentemente traz dois registros iguais. Feito alteração para mostrar corretamente apresentação das faturas.

Falha ao abrir reclamação de danos elétricos

Feito correção ao gerar reclamação de danos elétrico, pois quando o checkbox "Gerar serviço de vistoria antes da análise" estivesse marcado e depois alterado o tipo vistoria para "Nenhuma", apresentava erro ao salvar.