Alterações liberadas no mês de dezembro.

Veja abaixo as liberações realizadas.

Liberações do dia 01 de dezembro

Versão 5.3.21/542

Encargo Covid

Liberado correção do Encargo Covid que não permitia lançar as tarifas do Consumidor Livre.

Simulação de faturamento

Aplicado correção na simulação de faturamento que não estava funcionando desde a versão 541.


Liberações do dia 02 de dezembro

Versão 5.3.22/542

Indicador Exclusivo Parcelamento

Ao tentar acessar acessar os Indicadores Exclusivos de Parcelamento estava informando que o usuário não tinha permissões para acessar a lista.

Em: Home> Mais Opções > Preços > Indicador Exclusivo Parcelamento

É necessário liberar a permissão no E2 Useall para ter acesso e ser possível editar.

Versão 5.3.23/542

Aprovar vistoria mudança de padrão de medição

Liberado para possibilitar cadastrar equipes distintas para os serviços, em Home> Parametrização> Serviços> Outros> Mudança de padrão de medição:

  • Mudança de padrão;
  • Reforma Padrão - Ligação provisória;
  • Reforma Padrão - Padrão temporário.

Deve ser colocado uma equipe para cada serviço nos parâmetros e realizar o processo de mudança de padrão.


Liberações do dia 15 de Dezembro

Versão 5.3.24/544

Parametrização Microgeração

Adicionado um novo parâmetro para o Benefício Tributário quando a isenção de microgeração for = sim.

Em Parametrização> Microgeração

Quando o Campo Usa isenção de Microgeração estiver SIM

O sistema apresentará o campo e é obrigatório informar o Beneficio Tributário.

Pix no Reaviso

Preparado o Modelo de Reaviso para apresentar o PIX. Lembrando que será gerado no modelo de documento do reaviso que é gerado em Cobrança> Reaviso de débito.

Lembre-se que para utilizar o PIX seu sistema precisa estar configurado (possuir um agente financeiro) e sua fatura preparada. Para mais informações acesse: Informações sobre o PIX.

Identificar a Base de aplicação por cor

Caso você utilize mais de uma base de aplicação é possível alterar a cor da barra, assim facilitará a identificação se está na base de Energia, Desenvolvimento, Geração, etc.

  • E2 Comercial> Mais opções> Geral> Empresas
  • Selecionar a empresa> Mais opções> Configuração da cor do sistema
  • O botão testar serve para verificar qual cor deseja utilizar antes de salvar as configurações feitas.

alterar cor da empresa

Importação de Convênios

Retirado a validação da extensão de arquivo para permitir aceitar qualquer tipo de arquivo.

Estornar medidor de Alta tensão

Quando é estornado uma troca de medidor de Alta tensão não estava estornando o resíduo. Ajustado par que enquanto o boletim estiver em aberto não deverá considerar o resíduo.

Resumo de faturamento por tarifa

Alterado a descrição das colunas da Grid em E2Com> Faturamento> Mais opções> Resumo de faturamento por tarifa

  • Valor kW para Valor kW R$;
  • Ultrapassagem Demanda Kw para Ultrapassagem Demanda R$;
  • Demanda KW para Ultrapassagem Demanda KW.

Envio de fatura por e-mail e troca de local de entrega

Ao configurar uma UC para Envio por e-mail no PB o sistema sugeria a troca do local de entrega, no WEB não tinha essa sugestão, apenas quando cancelasse a Observação. Com a alteração está sugerindo a troca após salvar/cancelar a observação.

Histórico de Consumo

Ao consultar o histórico de consumo apresentava o quadro do histórico pequeno mesmo que a tela fosse maior. As telas foram ajustadas em:

  • E2CRM> Informação> Faturas
  • E2CRM> Reclamação> Faturas
  • E2Com> Leitura> Análise de leitura> Analisar> Histórico de faturamento.

Ao clicar no botão histórico faturamento da análise de leitura, vai abrir em uma aba separada como abre em Baixa tensão> Faturamento> Histórico.

Retorno do Consumidor na Reclamação de Tensão de Fornecimento

Quando um processo de Reclamação de Tensão de Fornecimento está na Etapa aguardando retorno do consumidor, caso o consumidor abrir uma nova reclamação habilitará a tela do atendimento o processo que já está em andamento.

reclamação de tensão

Abertura de Reclamação de Fatura

Ao abrir uma Reclamação de Fatura foi liberado a opção de desmarcar "consumidor atual" para registrar o atendimento, desta forma será possível registrar reclamações de consumidores anteriores.

Criado botão para Reclamação de Fatura

Ao gerar uma reclamação de fatura será necessário selecionar alguma fatura e então clicar no botão de Reclamar para gerar a reclamação da fatura.

  • E2 CRM> Atender Consumidor> Reclamação> Faturas
  • E2 CRM> Atender UC> Reclamação> Faturas

Requerente na tela de Encaminhar Reclamações

Em algumas situações ao tentar encaminhar uma reclamação abria uma unidade consumidora diversa, ou seja outra UC de outro atendimento. Ajustado para apresentar o consumidor que registrou a reclamação.

Consultar e analisar atendimentos

Na tentativa de filtrar pelo Posto de atendimento na tela de consultar atendimentos, o sistema não aplica o filtro, fazendo com que o sistema traga todos os postos de atendimentos e não o desejado.

  • E2Comercial> CRM> Consultar atendimentos
  • E2Comercial> CRM> Analisar atendimentos

O filtro não será mais feito através da lupa e sim pelo funil para filtrar pelo posto ou usuário (como já era feito no pb).

Tela de Impressões de Ressarcimento de Danos Elétricos

No módulo Ressarcimento de Danos quando optar por imprimir relatórios a caixa pode ser minimizada.

  • E2 Com> Danos Elétricos> Pedido> Mais Opções> Imprimir Relatórios
  • E2 Com> Danos Elétricos> Analise> Mais Opções> Imprimir Relatórios
  • E2 Com> Danos Elétricos> Laudo> Mais Opções> Imprimir Relatórios
  • E2 Com> Danos Elétricos> Vistoria> Mais Opções> Imprimir Relatórios
  • E2 Com> Danos Elétricos> Encerrar> Mais Opções> Imprimir Relatórios

Cancelamento de Item de fatura

Adicionado duas travas quando tentar inserir ou adicionar um item que fatura que a configuração seja do tipo Contabilizar: Apropriar qdo insere pela data e a arrecadação já esteja encerrada.

  • Criado uma trava ao inserirr itens novos em Dias cujo a Arrecadação já estiver fechada;
  • Criado uma trava ao cancelar itens lançados em Dias cujo a Arrecadação já estiver fechada;

Reprocessar Tarifas

Ao tentar reprocessar as tarifas quando alterava para Bandeira Vermelha não estava aparecendo o patamar 1 ou patamar 2 para selecionar. Ajustado para permitir reprocessar a bandeira vermelha e escolher o patamar desejado.

Gerar Entrada de Parcelamento

Adicionado o botão de Gerar Entrada na tela de Parcelar dívida, pois antes era necessário ir no 'Mais opções'.

Excluir Mensagens dos Leituristas

Habilitado botão para remover as mensagens dos leituristas em Leitura> Listas> Mensagens Leiturista> Selecionar a UC> Editar> Remover

Observação: É necessário liberar a permissão de Excluir no E2 Useall.

Lançar pedido de Obra

Ao lançar um pedido de obra pelo CRM> Consumidor> Lançar pedido de obra ao finalizar o atendimento estava abrindo uma janela de "Cancelar Atendimento", ajustado para finalizar o atendimento corretamente.

Dívidas por consumidor

Em E2CRM> Consumidor> Consumidor> Dívidas foi adicionado para a grid as seguinte colunas: Região, Bairro e Rota.

Novas Colunas no Relatório CFOP

Ao gerar o relatório CFOP salvando em CSV foi adicionado novas colunas: Idcodfatura, Iduc, Numero Produtor Rural, Inscrição Estadual e CPF/CNPJ.

Comunicado Atendimento de Analise de Projeto

Em E2COM> CRM> Analisar atendimentos adicionado a sugestão de imprimir o comunicado do resultado de análise de projeto quando for:

  • Classificação 30 - Solicitação de Serviços
  • Subclassificação 12 - Outros
  • Detalhe 01 - Análise de Projetos

Impressão Comunicado Troca de Medidor

Retirada a condição que libera a impressão do comunicado de troca de medidor para ocorrências com medidor retirado na vistoria, permitindo a impressão para todas as ocorrências com troca de medidor.

Impressão após cadastrar Alteração de Carga

No CRM> UC> Serviços> Alteração de Carga após terminar de cadastrar um novo processo adicionado a sugestão de imprimir o relatório.

Outras alterações

  • Ajustado campo Classificação do Serviço para buscar somente ativos em CRM>UC> Solicitação de serviços> outros;
  • Ajustado as colunas em E2 Com> CRM> Ações de Reclamações que estava trazendo algumas informações;
  • Ajustado para permitir criar agência pelo CRM em: CRM: UC > Outros > Débito automático > Informar o banco > No campo agência ir na lupa > Novo;
  • Ajustado a tela dos itens de Correção Monetária apresentados no Espelho de Fatura que demonstrava o valor base correção incorretamente;
  • Ajustado a ordenação das colunas na tela Baixa tensão> cadastro> envio por e-mail;
  • Ajustado o cadastro por e-mail para não permitir salvar caso inserir apenas um espaço;
  • Ajustado para permitir alterar a descrição do item em outras cobranças (Baixa tensão> Faturamento> Outras cobranças> Seleciona o item> Clica no lápis para editar) que não alterava imediatamente;
  • Ajustado para apresentar o consumidor vinculado a matrícula em E2COM> Baixa tensão> Consumidor> Pesquisa pela matrícula.
  • Ajustado para apresentar uma mensagem se tentar abrir um grupo de faturamento e o mesmo já estiver aberto.
  • Corrigido o processo de estornar análise CRM para aplicar a mesma regra que era feita no PB, pois no Web não se comportava corretamente;
  • Corrigido o processo de consultar atendimento pelo CRM, pois caso informasse um requerente e clicasse no ENTER o sistema iniciava um atendimento, no entanto não deveria, pois era apenas uma consulta que estava sendo efetuada;
  • Corrigido os filtros do consulta reaviso em Cobrança> Consulta Reaviso> Filtro "Sit. UC = Somente Desligados" que não funcionavam adequadamente;
  • Corrigido os filtros em Leitura> Mais Opções> Consumidores sem lançamento que não listava a mesma quantidade de UCs que o PB, problema ocorria quando deixava o filtro de ligado vazio sem informar;
  • Corrigido a coluna dias de consumo da tela E2Comercial> Leitura> Mais opção> Rel - analise de leitura que trazia o valor zerado;
  • Ao parametrizar o item de Demanda Complementar Máxima não estava salvando, realizado ajustes para que após inserir o item de fatura ao salvar grave os dados corretamente;
  • Ao lançar a comprovação de entrega de encerramento de contrato foi ajustado para alterar o status de comprovado a entrega quando o lote for cancelado;
  • Ao gerar um serviço de 2ª via (E2CRM > UC > Serviço > 2via.) no filtro tipo de fatura adicionado a opção: todos';
  • Ao remeter para gráfica (Leitura > Remeter para gráfica) e inserir uma ordem personalizada não estava salvando corretamente;
  • Adicionado a funcionalidade de selecionar vários reavisos e ser possível remové-los em E2Com> Cobrança> Reaviso;
  • Incluído a coluna tipo (manual/automático) na tela de outras cobranças;
  • Removido a competência dos filtros da Tela de Gerenciar Multas, pois essa informação deixava o processo bastante lento;

Relatórios liberados

  • Adicionado novas colunas no Relatório Cobrança> Relatórios> Posição dos Reavisos, inserido as colunas: Fat venc > 90 dias; Reaviso Venc > 10 dias e Situação.
  • Adicionado a opção de Imprimir o Comunicado de Mudança de Classe em: cadastro> trocas> classe> selecionar a linha da troca> relatório> aviso é possível reimprimir o comunicado de mudança de classe.
  • Liberado relatório para imrpimir ordem de religações automáticas em Cobrança> Religação automática> pesquisar o período> mais opções> ordem.
  • Liberado para permitir imprimir o protocolo de serviço (emergencial).
  • Liberado a opção de imprimir a Proposta de Admissão de Sócio personalizada ( E2Com > Baixa tensão > Consumidor > Mais opções > Análise do conselho > Submeter ao conselho > Depois selecionar a linha gerada > Mais opções > Proposta de admissão(personalizado Certel)) para o cliente Certel.


Liberações do dia 22 de Dezembro

Versão 5.3.25/545

Indicadores de continuidade

IMPORTANTE: É necessário atualizar a versão antes de iniciar o faturamento de 01/2022. Caso não atualizar, o cálculo da EUSD continuará sendo sobre o valor da TUSD.

A partir de 01/2022 os indicadores DIC, FIC, DMIC, DEC e FEC Trimestral e Anual param de ser apurados, e o valor da compensação começa a ser com base no VRC (valor monetário base para o cálculo da compensação), onde o cálculo será sobre o valor do Fio B.

Então será utilizado o kWh faturado para multiplicar pela composição do Fio B nas tarifas para ter o valor do VRC, onde esse valor será utilizado para calcular as compensações. Para o Alta tensão será feito separadamente o cálculo dos consumos do canal ponta, fora ponta e demanda, e será somado os valores dos canais e assim apresentará o valor apurado.

Comunicados de atendimentos

O processo de aferição de medidor quando aberto pelo E2 CRM, não estava gerando os comunicados de atendimentos e consequentemente não estava entrando essas informações no RQA. Com a versão atual a situação já se encontra corrigida.

  • Lembrando que é necessário atualizar os demais sistemas para as seguintes versões:
    • E2 EFI Android 1.09.65/01;
    • E2 EFI Desktop 1.22.57/180;
    • WebService 50 - EFI.