Alterações liberadas no mês de agosto.
Veja abaixo as liberações realizadas.
Liberações do dia 05 de agosto
Versão 5.3.10/535
Tela aprovar vistoria para ligação
Na tela de aprovar vistoria de ligação os campos Bairro e Uc estavam desalinhados em relação aos demais.
Tela de multas
Não estava respeitando os filtros 'Faturada' e 'Mês faturamento', apesar se selecionar o filtro buscava todos registros.
Ajuste na fatura padrão
Antes o valor do PIS/COFINS ficava embutido na coluna dos valores. Ajustamos para separar esses valores, foi criado uma coluna separada para ICMS e PIS/COFINS.
Mas para isso o nosso cliente precisará utilizar os parâmetros da seguinte forma:
- Parametrização>tributos
- Destacando ICMS PIS/COFINS(coluna nos itens).
- Destacando ICMS e Pis/Cofins
Lembrando que se quiser voltar o parâmetro para linha nos itens, continuará apresentando as colunas do ICMS e PIS/COFINS de forma fixa e inserindo a linha do ICMS (não afetará no valor total da fatura, mas esteticamente ficará apresentando a informação do ICMS duplicado em linha e coluna).
Outras alterações
- Não estava processando Exclusão de Convênio no convênio 5, exclusivo para Certel;
Relatórios liberados
- Adicionado o relatório de Faturas com Ocorrências Consecutivas. Caminho para gerar o relatório: E2Comercial>> Leitura>> Relatórios>> Faturas com ocorrências consecutivas.
- Realizado ajuste para emitir o relatório Impressão Recadastramento TSEE após finalizar o processo de recadastramento de baixa renda.
- Ajustado o relatório Informativo de microgeração para apresentar o posto horário intermediário e mostrar o consumo de todas as UCs vinculadas.
- Realização correção da fatura para apresentar os valores corretos da tarifa dos consumidores rurais com microgeração personalizado do cliente DME.
Liberações do dia 24 de agosto
Versão 5.3.11/536
Iluminação Pública
Para atender a RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 888, DE 30 DE JUNHO DE 2020 foi realizado algumas alterações no sistema Comercial.
Art. 24-B. O faturamento dos pontos de iluminação pública sem medição da distribuidora deve ser realizado em uma única fatura, considerando o consumo apurado para a unidade consumidora que agrega todos os pontos.
§1º A distribuidora deve disponibilizar ao poder público municipal ou distrital, como informação suplementar obrigatória, o demonstrativo e a memória de cálculo do faturamento realizado, conforme Módulo 11 do PRODIST.
No sistema:
Criado um parâmetro para começar a usar os dados do MIG para calcular o consumo: Parametrização> Cálculo de fatura> Forma de faturamento ILP: Kva instalado ou Estimativa por tempo médio
Vamos entender a diferente entre kva instalado e Estimativa por tempo médio:
Kva instalado:
Utilizando o parâmetro Forma de faturamento: Kva instalado
Parametrização> Cálculo de fatura> Forma de faturamento ILP: Kva instalado
O cálculo continua sendo como funcionava até hoje. É necessário ter os equipamentos cadastrados na Unidade Consumidora no sistema E2 Comercial. Além de lançar as horas mensalmente em leitura> mais opções> UC de Iluminação Pública por quantidade
O kva deve estar cadastrado na UC: Baixa tensão> Unidade Consumidora> Informar o código da UC ou filtrar pela classe 6> Duplo clique na UC> aba Ligação> kva instalado
A UC deve ser cadastrada em: Leitura> Mais opções> UC iluminação por quantidade, desta forma permitirá lançar UC por iluminação ao invés de lançar caderno.
É obrigatório ter cadastrado as Unidades consumidoras e a respectiva quantidade de utilização diária. Essas horas diárias serão convertidas em constante por horas.
Ao lançar a Iluminação pública em leitura> lançar iluminação buscará o kW instalado, dias de consumo e constante. Os dias de consumo buscará do calendário de leitura das Ucs.
Lembrando que esse cálculo e configuração é como já funciona atualmente, é apenas um informativo para relembrar como funciona hoje.
Estimativa por tempo médio:
O cálculo será alterado e buscará informações do sistema E2 MIG ao alterar o parâmetro para Estimativa por tempo médio.
Como se comportará caso mudar o parâmetro para Forma de faturamento: ILP – Estimativa por tempo médio
Parametrização> Cálculo de fatura> Forma de faturamento ILP: Estimativa por tempo médio
No cadastro do município colocar o tempo da iluminação mensalmente.
Faturamento> Listas> Endereços> Municípios> Tempo Médio ILP
Pesquisar os municípios e após clicar em Tempo Médio ILP e cadastrar o tempo médio de cada competência. Deve ser realizado esse procedimento para todos municípios que tenham UCs de Iluminação Pública.
As UCs devem estar cadastradas em Leitura> Mais opções> UC iluminação por quantidade> Novo
OBSERVAÇÃO: Caso não cadastrar no caminho citado anteriormente não listará a Unidade Consumidora para lançar Iluminação Pública por Quantidade, e será necessário lançar pelo Lançar caderno.
O campo Utilização diário não é necessário informar, esses dados são usados somente quando utiliza o parâmetro kva instalado.
- As Ucs podem ser configuradas por quantidade ou na leitura.
- Baixa tensão> Unidade consumidora> Filtrar pela classe 6 ou pelo código da UC e pesquisar.
- Duplo clique na Unidade consumidora e ir na aba Leituras medidores.
ATENÇÃO:
Após mudar os parâmetros, caso a abertura do faturamento já esteja aberta é necessário reprocessar a abertura do mês (Foi criado uma nova coluna na grid chamada Faturamento ILP).
Passo a passo de como lançar a leitura utilizando o novo parâmetro e fórmula de cálculo:
- Lançar leitura: Leitura> Lançar iluminação
- Informar o grupo de faturamento e o código da Unidade consumidora
- Após lançar a leitura deve ir em leitura> faturar coletor para que a fatura possa ser emitida.
Fórmula de calculo: (Potência Total * (Dias de Consumo * Uso Diário - DIC / 2 )) / 1.000
A potência instalada busca do sistema E2 MIG.
- Se existir várias lampadas com a mesma potência cadastradas no MIG o sistema irá agrupa-las no momento da visualização ao lançar iluminação;
- Caso não possuir potência instalada no MIG, a UC continuará sendo listada no momento de lançar iluminação, no entanto o kWh lido será zero;
- Você deve ficar atento caso a UC ficar com kWh lido 0 (zero), a UC não possui lampadas cadastradas no MIG, pode ser realizado esse ajuste, ou então lançar caderno pelo Comercial.
Sistema E2 MIG
- Abrir o sistema MIG e na tela inicial ir em Mapa> Listas> Geral> Unidades consumidoras;
- Pode ser informado o código da UC e pesquisar> após selecionar a UC e editar;
- A UC precisa ser cadastrada no MIG e as lâmpadas devem ser vinculadas a Unidade Consumidora, caso não possuir orientamos que solicite que o setor técnico realize o cadastro ou entre em contato com o suporte do sistema E2 MIG.
- Para verificar se existem lâmpadas vinculadas a UC pode verificar em: Mapa> Listas> Iluminação Pública> Lâmpadas> Pesquisar
- A UC terá no seu cadastro a potência que fará base para o cálculo da Iluminação Pública.
Relatório memória de cálculo:
- A impressão será feita pelo sistema E2 CRM em Informações> Iluminação Pública> Quando For da Classe 6.
Será possível gerar o relatório da memória de cálculo mensalmente.
Tratar números fiscais duplicados
Fechar o grupo de faturamento e o Mês de faturamento
Ao fechar o grupo de faturamento e o mês de faturamento, caso exista alguma fatura com número fiscal duplicado o sistema apresentará quais são os números fiscais e UCs, bloqueando o processamento até que seja realizado o estorno e nova emissão das faturas duplicadas.
Exemplo na prática: Supomos que estamos no final do faturamento (31/08/2021) e será encerrado os grupos de faturamento. Caso existir algum número fiscal duplicado na mesma competência o sistema apontará quais notas ficaram duplicadas.
Abertura de faturamento
Na abertura do mês de faturamento, apresentará uma mensagem de bloqueio caso não existir registro dos grupos de faturamento ativos no mês anterior.
Obs: Entende-se por grupo de faturamento ativo qualquer grupo que possua Unidades Consumidoras cadastradas, independente se a UC estiver ligada ou desligada.
Exemplo na prática: Está abrindo a competência 09/2021, mas ainda possui grupos de faturamento do mês 08/2021 que não foram abertos. Será informado quais grupos ainda não foram iniciados. Isso acontecerá caso o mês 08/2021 ainda estiver em aberto.
ATENÇÃO:
- Se o grupo de faturamento não for mais utilizado, mas existir UCs desligadas nele forçará sua abertura;
- Se o grupo de faturamento não for mais utilizado e não possuir UCs vai ignorá-lo, não sendo necessário fazer sua abertura;
- Caso o grupo de faturamento do mês anterior estiver aberto e o mesmo for configurado para reservar número fiscal não forçará seu fechamento, pois os números fiscais já foram reservados para as UCs pertencentes ao grupo;
- Caso o mês anterior já estiver fechado, será possível abrir um novo mês sem problemas.
Retificação e Fatura de saldo
Nos processos de: “Retificação de Fatura” e “Lançamento do saldo de consumo” o sistema irá alertar e bloquear o processo se existir Grupo de Faturamento do mês anterior que esteja aberto ou reaberto e que esteja configurado para NÃO reservar número fiscal. Após apresentar a mensagem informará qual grupo ainda está em aberto.
Essas travas no sistema visam reduzir duplicidade nos números fiscais que consequentemente gerava problema na geração do ICMS 115.
Retificação de Irrigante
Ajustado para permitir retificar faturas de Alta tensão classe 4 e tipo especial irrigante.
Mercado Faturado
Criado um novo filtro Faturamento no Mercado faturado com as seguintes opções: Faturamento total, Somente cancelamento e Somente faturamento.
SAMP - Receita de Transporte
Clientes que possuem Consumidor Livre e geram as faturas de Substituição Tributária estava apresentando divergência nos valores de ICMS no SAMP Receita de Transporte na seguinte situação:
- Nas faturas em que competências anteriores eram agrupadas as faturas normais com as faturas de Substituição Tributária (ST) na geração dos valores do SAMP o sistema estava considerando os valores bases usados nas faturas de ST para cobrança do ICMS e não esta considerando o desconto destes mesmos valores. Aplicado correção para apresentar sempre os mesmos valores, independente se a fatura de ST for agrupada a fatura normal ou não.
Análise de Solicitação de Fornecimento
No processo de solicitação de fornecimento, por exemplo, o campo possui escritura, se na abertura fosse colocado como = 'NÃO', e depois da abertura editasse e colocasse = 'SIM', quando clicar em analisar pedido de ligação o campo continuava como 'NÃO', isso ocorria também com os campos: Comprovação de Carga e Tarifa.
Para os clientes que utilizam o workflow (WF2) e fosse excluído os Anexos no Useall ao tentar encaminhar a etapa Analisar Solicitação de Fornecimento estava trancando o processo, pois não encontrava mais o documento.
Outras alterações
- Criado um novo campo para permitir fazer pesquisas pelo código da rua ou pelo nome da rua;
- Criado coluna 'Tipo Medidor' para o relatório Leitura > Mais opções > Rel - Análise de leitura;
- Criado duas novas grids para o Ato Cotepe 52;
- Criado uma grade identica ao relatório de Leituras não faturadas como tinha no sistema Powerbuilder(Pode ser consultado em: E2Com> Leituras> Mais Opções);
- Criado o botão para levar diretamente a tela de histórico de consumo na tela de análise de reclamações;
- Criado tela de consulta para de grupo de faturamento/trocas de vencimento (E2COM> Baixa tensão> Cadastro> Trocas> Grupo Fat/Vencimento> vencimento);
- Correção no SAMP - Sistema de Compensação quando possuir UCs Baixa Renda estava gerando o arquivo com divergências;
- Correção da Simulação de Faturamento quando a UC fosse AT, Irrigante e Tarifa Azul, não estava calculando o kWh da Irrigação (CRM> UC> Informação> Tarifa> Simulação de Faturamento);
- Alterado regra do modelo fatura padrão no sistema para quando emitir fatura pelo histórico de consumo ser igual quando é emitido pela 2ª via;
- Ajustado o processo de Danos Elétricos para os clientes que utilizam o WF2. Caso fosse finalizar o processo por indeferimento na etapa da análise continuava encaminhando para vistoria;
- Ajustado para que ao consultar Dividas as Outras Faturas não sejam apresentadas junto com as Faturas de Energia;
- Ajustado a memória de cálculo dos itens de correção monetária que estava apresentando incorretamente os valores. Ao recalcular não estava buscando os parâmetros corretamente ficando um valor muito diferente do correto;
- Ajustado para apresentar uma mensagem informando que a fatura não está emitida quando tentar imprimir outras faturas que ainda não foi processada (Arrecadação> outros documentos);
- Ajustado processo para geração de serviço de religação normal com a opção de alto religar, anteriormente estava utilizando o serviço de corte indevido, corrigido para buscar o serviço de religação;
- Ajustado para permitir editar o razão leitura mensal (E2COM> Leitura> Listas> Razões de leitura mensais) e avançar para o próximo sem a necessidade de fechar a tela e abrir novamente;
- Ajustado a regra do CFOP que estava gerando inconsistência para o Estado de SP quando a Unidade Consumidora for Classe 4 (Rural) e tributado=não estava apresentando o código CFOP 5258, mas deveria ser 5256;
- Ajustado processo de cancelamento de serviço quando possuia uma fatura de saldo já emitida. Ao cancelar o serviço automaticamente a fatura de saldo é cancelada. No entanto a nota fiscal estava ficando com CFOP 0 gerando problemas na validação do ICMS 115;
- Corrigido a parametrização de quitação de débitos, pois quando fosse realizado a troca do parâmetro não estava permitindo emitir faturas;
- Corrigido o protocolo de atendimento que não apresentava o prazo corretamente ao finalizar uma solicitação de fornecimento;
- Ao realizar uma troca de grupo de tensão de uma UC de AT para Bt não estava apresentano a tensão de fornecimento se fosse optante em BT, aplicado correção;
- Não estava permitindo cadastrar um novo consumidor (tipo CNPJ) utilizando caracteres especiais;
- Ao pesquisar pelo código do medidores limitava a 9 digítos, ajustado para aceitar até 15 numerais;
- Ao calcular uma irregularidade não estava apresentando a data de competência base de cálculo da irregularidade, trazia 01/01/1900, ajustado para trazer a data correta;
- No momento de gerar a vistoria de impedimento de acesso o campo data da solicitação estava trazendo a data da confirmação do comunicado, ajustado para buscar a data da geração;
- Não estava permitindo processar os atendimentos que foram desconsiderados no RQA (E2COM> CRM> Mais Opções> Desconsiderar Atendimentos);
- Ao cadastrar uma nova tabela de preços não estava apresentando o subgrupo tarifário B4a do cliente Certel.
- Ao cadastrar uma nova tabela de preços não estava apresentando o subgrupo tarifário B4a do cliente Certel.
Relatórios liberados
- Ajustado o relatório Mudança de Padrão de Medição que não estava trazendo o nome da fase do medidor corretamente;
- Ajustado o relatório de Laudo de Aferição que apresentava algumas variáveis indevidamente;
- Ajustado o relatório de Contrato de Parcelamento de inativos que apresentava o código de barras desconfigurado do cliente Certel;
- Ajustado o modelo de fatura que não estava aproveitando o espaço dos itens de fatura e quebrando em duas páginas indevidamente para o cliente Cooperaliança;
- Preparado o modelo de fatura para apresentar a linha digitável do código de barras quando for débito em conta do cliente DME;
- Correção no relatório de Saldo dos acréscimos moratórios que não estava sendo impresso do cliente DME. Vale ressaltar que este relatório pode levar alguns minutos para ser gerado.
Liberações do dia 30 de agosto
Versão 5.3.12/536
Trava no fechamento de grupo de faturamento
Inserido uma trava no fechamento de grupo de faturamento. Pois permitia clicar na opção 'fechar' e enquanto aguardava o encerramento, caso tentasse clicar novamente reiniciava o processo. Agora ao fechar grupo ficará carregando até que o grupo seja fechado. Caso for necessário é possível mexer em outros processos do sistema enquanto aguarda a finalização do mesmo.