Alterações liberadas no mês de junho.
Veja abaixo as liberações realizadas.
Liberações do dia 01 de junho
Versão 5.2.7/529
Correção Monetária de IGPM para IPCA
Para atender a Resolução Normativa 932/2021 que entra em vigor em 01/06/2021 a respeito da correção monetária de IGP-M para IPCA. Segue informações abaixo:
Altera o Índice de Correção Monetária:
- Das faturas EMITIDAS a partir de 01/06/2021
- Da Correção dos valores de Compensação dos Índices de Continuidade
Então:
- Faturas com data de emissão a partir de 01/06/2021 que forem pagas em atraso o sistema deverá usar o IPCA como índice de correção;
- Reforçando pela data de emissão das faturas;
- Faturas emitidas até 31/05 independente da data de pagamento quando já vencida a correção deverá ser calculada ainda com base no IGP-M;
- Usar itens distintos para apresentar nas faturas que vão receber os índices de correção para cobrança do consumidor;
- Não temos processo de cálculo para a correção caso não haja a compensação dos índices de continuidade, então não há alterações;
- Em caso de parcelamentos deverá ser verificado a emissão das faturas que compõe o parcelamento e aplicar o índice conforme regra;
- Caso uma fatura emitida até 31/05/2021 for retificada após essa data automaticamente terá seu índice alterado de IGP-M para IPCA.
Essa alteração não se aplica ao Art. 112 da RN 414 que estabelece o índice de correção para devolução de valores recebidos em duplicidade que não são repassados no primeiro faturamento subsequente, sendo assim essa correção permanece pelo IGP-M
Essa alteração também não se aplica na correção de valores já pagos que serão devolvidos por retificação devido erro da distribuidora conforme definido no Art. 113.
Não há indicações de alterar valores da correção sobre a compensação do laudo de aferição tanto para crédito quanto para débito, processo que utilizamos para calcular as Diferença de valores devido deficiência de medição, que são previstas no Art. 116.
A correção do desvio de energia também mantém o índice de correção baseado no IGPM.
Os Demais índices de correção previstos na Resolução Normativa 414 de 2010 não sofrem alterações, sendo que esses não tratamos via sistema:
- Art. 36 - Antecipação de Recursos (Obras)
- Art. 37 - Obras da Distribuidora realizado pelo Consumidor
- Art. 52 - Conversão de Provisório para Definitivo
- Art. 127 - Garantia depósito caução.
- Art. 228 - Atraso no Ressarcimento de danos elétricos.
O Juros Futuros no processo de Parcelamento ou Reparcelamento de Dívidas não é regulamentado pela Aneel, sendo assim seguindo a ideia das faturas faremos com que a correção dos parcelamentos realizados a partir de Junho sejam atualizados pelo IPCA.
Caso não desejarem mudar essa regra, pode ser alterado as configurações do sistema para usar indicador exclusivo para parcelamento e lançar o índice do IGP-M. Arquivos> Configurar> Paramêtros do sistema> Taxas de serviços> Correção em parcelamento = Não.
Alterações pertinentes a Correção monetária
Parâmetros do sistema
Em Parametrização> Taxas e serviços
Correção em parcelamento quando SIM alterado para: Será utilizado o IPCA informado na competência do cálculo.
Em Parametrização> Taxas e serviços
Alterado o texto que era IGP-M Mensal para Correção Mensal. Quem utiliza Correção fatura em atraso Simples ou Composto não precisa alterar a configuração.
Parametrização> Itens
Criar um novo Grupo “Atualização Monetária”
Orientamos que seja criado itens separados para IGP-M e IPCA, pois pode ocorrer de pagar um fatura emitida antes de 01/06/2021 e outra após essa data. Quando efetuar as correções poderá cobrar essas multas e juros numa mesma fatura e ser difícil o entendimento da fatura.
Para cobrar Juros, Multa e Correção Monetária sobre a Iluminação Pública a UC deve estar cadastrada para cobrar ILP, e a regra da Cosip deve estar para cobrar caso ocorrer atraso no pagamento.
E2 Comercial> Mais opções> Preços> Iluminação Pública> Selecionar o município> Iluminação pública> selecionar a competência vigente> editar
Multa e correção iluminação pública:
- Cobrar normal;
- Não cobrar;
- Cobrar em item separado.
Caso estiver "não cobrar" não será feito cobrança.
Se for "cobrar normal", calculará junto com os itens de juros, multa e correção monetária com o atraso da fatura.
E se inserir a opção "Cobrar em item separado", deverá cadastrar um item específico. Orientamos que utilize essa opção pois visualmente ficará mais claro a cobrança na fatura do consumidor.
Em E2 Com> Mais opções> Preços> Atualização monetária> Novo
Incluir as opções de:
- % IPCA - Mês atual
- % IPCA - Mês anterior
- Juros + % IPCA - Mês atual (Bloqueado apenas para mostrar)
- Juros + % IPCA - Mês anterior (Bloqueado apenas para mostrar)
Faturas pagas em atraso
Exemplo IGP-M
UC XX possui uma fatura em aberto: Competência 05/2021 - Emissão 21/05/2021 - Vencimento 10/06/2021.
Foi paga em atraso no dia 15/06/2021.
Foi faturado juros, multa e correção monetária da fatura paga em atraso na próxima fatura. Como essa UC cobra COSIP e está configurada para incidir multas também foi calculado correção sobre ela.
Exemplo IPCA
UC XX possui uma fatura em aberto: Competência 06/2021 - Emissão 21/06/2021 - Vencimento 10/07/2021.
Foi paga em atraso dia 15/07/2021.
Foi faturado juros, multa e correção monetária da fatura paga em atraso na próxima fatura. Como essa UC cobra COSIP e está configurada para incidir multas também foi calculado correção sobre ela.
Outras faturas
Exemplo IGP-M
UC XX possuía Outras Faturas pendentes referentes a um parcelamento que estava nas Outras Cobranças da UC e foi antecipado, gerando Outras Faturas.
Data da emissão e vencimento: 31/05/2021
Data de pagamento: 27/06/2021
Como a fatura (Outras Faturas) foi paga com atraso ao faturar na próxima fatura cobrou Juros e Multas.
Exemplo IPCA
UC XX possuía Outras Faturas pendentes referentes a um parcelamento que estava nas Outras Cobranças da UC e foi antecipado, gerando Outras Faturas.
Data da emissão e vencimento: 01/06/2021
Data de pagamento: 15/06/2021
Ao consultar as "Outras cobranças do consumidor" está pendente os itens de juros, multa e correção monetária referente ao pagamento em atraso de Outras Faturas.
Observação: Quando se trata de outras faturas podemos consultar a cobrança de Juros, Multas e Correção em: Baixa tensão> Consumidor> Consumidor> Outras cobranças.
Parcelamento
Será demonstrado 2 exemplos de parcelamento. Um quando for sobre somente no pagamento e outro somente no parcelamento.
Exemplo IGP-M
E2 Comercial> Parametrização do Sistema> Taxas e Serviços
Juros e correção do parcelamento: Somente no pagamento
A UC XX teve um parcelamento realizado dia 30/05/2021. No faturamento posterior cobrou o item de parcelamentos, juros e correção monetária sobre o parcelamento.
Exemplo IPCA
E2 Comercial> Parametrização do Sistema> Taxas e Serviços
Juros e correção do parcelamento: Somente no pagamento
A UC XX teve um parcelamento realizado dia 01/06/2021. Ao faturar em junho de 2021 cobrou o item de parcelamentos, juros e a correção monetária sobre o parcelamento.
E2 Comercial> Parametrização do Sistema> Taxas e Serviços
Juros e correção do parcelamento: Somente no parcelamento
Exemplo IGP-M
O parcelamento já gerou a correção monetária no ato do parcelamento. Como foi realizado dia 31/05/2021 calculou pelo IGP-M.
Exemplo IPCA
O parcelamento foi realizado dia 30/06/2021, será corrigido pelo IPCA. Para atualizar o valor da correção monetária de 10% para 5% é necessário lançar um valor de entrada, pode ser zerado e ajusta o percentual corretamente.
Retificação
Exemplo IGP-M
UC XX teve a fatura retificada dentro do próprio mês, a mesma foi paga em atraso. Sendo que essa fatura foi retificada e emitida dia 26/05/2021. A retificação foi paga em 01/07/2021 e no lançamento da próxima fatura cobrou os itens de juros, multa e correção monetária. Desta forma calculará todas correções monetárias sobre o IGP-M.
Segue exemplo da fatura retificada e a fatura posterior com as devidas cobranças.
Exemplo IPCA
UC XX teve a fatura da competência 12/2020 retificada, a mesma foi paga em atraso. Sendo que essa fatura foi retificada e emitida dia 26/06/2021. A retificação foi paga em 30/07/2021 e no lançamento da próxima fatura cobrou os itens de juros, multa e correção monetária. Desta forma calculará todas correções monetárias sobre o IPCA.
Segue exemplo da fatura retificada e a fatura posterior com as devidas cobranças.
Duplicidade
Segundo o Art. 112 da Resolução Normativa 414, após constada a duplicidade no pagamento de faturas, a devolução do valor pago indevidamente deve ser efetuada ao consumidor por meio de desconto na fatura subsequente à constatação.
§ 1º A distribuidora deve dispor de meios que possibilitem a constatação automática da ocorrência de pagamentos em duplicidade.
§ 2º Caso o valor a compensar seja superior ao valor da fatura, o crédito remanescente deve ser compensado nos ciclos de faturamento subsequentes.
§ 3º Quando houver solicitação específica do consumidor, a devolução prevista no caput deve ser efetuada por meio de depósito em conta-corrente ou cheque nominal.
§ 4º O valor a ser devolvido, conforme previsto no § 3o, deve ser atualizado pelo IGP-M da data do pagamento até a data da devolução ao consumidor, desde que transcorrido mais de um ciclo de faturamento da constatação do pagamento em duplicidade.
§ 5º Caso haja alteração de titularidade da unidade consumidora, o valor deve ser devolvido ao titular à época da duplicidade no pagamento.
Exemplo
UC XX teve duplicidade na fatura da competência 06/2021 (data da duplicidade 28/06/2021). Essa duplicidade foi paga somente na fatura da competência 09/2021 gerando uma correção monetária sobre ela. Apesar dessa fatura ter sido emitido depois de 01/06 a correção monetária continua sobre IGP-M.
Compensação laudo de aferição
O cálculo da correção monetária quando calculada aferição é com base na Data Compensação. Se for lançado até 31/05/2021 será sobre IGP-M, e a partir de 01/06/2021 é sobre IPCA.
Existem 3 tipos de cálculo Fator de correção,Média dos 12 faturamentos anteriores e Faturamento imediatamente posterior. Segue o demonstrativo de um deles.
Exemplo IGP-M
Exemplo IPCA
EFI
Não será necessário atualizações específicas para o EFI Desktop e EFI Android, pois as alterações são pelo banco de dados. O EFI calculará as correções monetárias, conforme o paramêtro no sistema E2 Comercial.
Liberações do dia 08 de junho
Versão 5.2.8/530
Alterações na tela de atendimento do E2 CRM
Foram realizadas algumas alterações na tela de busca do E2 CRM.
Foi adicionado a checkbox "Apenas consumidor atual" para filtrar apenas os consumidores atuais da UC e caso a checkbox estiver desmarcada traz todos os consumidores da base de dados, essa checkbox vem por padrão marcada.
No campo Rua foi adicionado o tipo de logradouro se é Avenida, Rua e afins. Essa alteração também se encontra no E2 Comercial na tela de busca de Baixa Tensão e Alta Tensão.
Junto ao campo Número foi adicionado o campo Complemento. Essa alteração também se encontra no E2 Comercial na tela de busca de Baixa Tensão e Alta Tensão.
Liberações do dia 22 de junho
Versão 5.3.1/531
Novas colunas na Ordem de corte
Foram adicionados novas colunas na grid da tela de Ordem de corte. Sendo elas:
- Código Bairro;
- Código Cidade;
- Código Rotas;
- Sequência leitura.
Campo bloqueado
Nas telas de Aprovar pedido de ligação, Aprovar vistoria para ligação e Alteração Cadastral foram bloqueado para edição o campo Data de cadastro.
Desligamento
Realizado correção no desligamento de UC de Alta tensão, o sistema estava calculando o período da quebra de contrato de forma errada.
Foi realizado também uma correção para não mostrar e nem permitir selecionar equipes inativas na solicitação de desligamento.
Remeter para gráfica
Realizado correção ao gerar arquivo para remeter para gráfica, antes da correção não estava gerando número fiscal para as faturas.
Consultar solicitações
Realizado correção nos filtros da tela de Consultar solicitações, o filtro Situação estava com erro.
Importar arrecadação
Alteração na coluna Vencimento na importação de arrecadação, alterado formato para DD/MM/AAAA.
Correção retenção federal consumidor com microgeração
Os itens de retenção estavam configurados para "% sobre itens positivos menos convênios", com isso estava havendo inconsistência no valor da retenção da fatura, já que o sistema não estava considerando o valor deduzido da geração. Com a correção passou a deduzir o valor da geração e calcular o valor da fatura corretamente.
Remessa débito C.C
Ao gerar a remessa de débito em conta, não estava alterando a data do vencimento.
-
Exemplo:
- Mês competência = 02/2021
- Incluir faturas passadas = Ativado
- Data mínima para débito = 07/04/2021
- Agente: 123
No caso ao gerar o arquivo a data da fatura deveria ser 07/04/2021, no entanto estava trazendo a data original da fatura.
Ocorrência de leitura
Ao informar autoleitura, as competências anteriores que possuíam ocorrência de leitura estavam vindo como 0(zero), corrigido para trazer o devido valor.
PIX Estático
Na parametrização do sistema foi adicionado o Tipo do QRCode, onde é possível informar se será utilizado PIX Dinâmico (Useall Pay) ou PIX Estático. Caso selecionado a opção PIX Estático, será aberto a tela de configuração para informar os dados do recebedor PIX.
Novos campos no cadastro de microgeração
Foram adicionados novos campos para cadastro de microgeração, sendo eles:
- Potência de pico;
- Fator de potência;
- Tipo de geração.
Anexar Documentos
Ao tentar anexar algum documento no caminho descrito abaixo, não estava permitindo anexar. Na versão atual, está corrigido.
- Baixa Tensão> UC Baixa Tensão> Consultar Serviços> Lupa> Mais Opções> Documentos> Novo.
Impressão de faturas
Correção ao realizar a impressão de outras cobranças do consumidor ou fatura de energia pelo E2 CRM, onde apresentava a mensagem:
"ORA-06553: PLS-306: número incorreto de tipos de argumentos na chamada para 'F_FATURA_SR'".
Importação de arquivo de Alta tensão
Caso seja importado determinado quantia de arquivos e algum destes estiver inválido não será necessário remove-lo, pois o sistema não irá importar este arquivo e emitirá uma mensagem informando qual o arquivo incosistente.
Novo filtro para consulta de UCs
Adicionado em UC Alta Tensão e UC Baixa Tensão a possibilidade de filtrar pelo Tipo medidor e também foi adicionado a coluna Tipo medidor para grid.
Consultar consumidor
Correção ao consultar Consumidor, pois ao consultar os dados cadastrados não estava apresentando o CEP do consumidor.
Análise de leitura
Feito alteração na tela de Análise de leitura, agora ao clicar em "UC" abrirá a tela de baixa tensão, onde poderá consultar outras situações referente a UC.
Liberações do dia 24 de junho
Versão 5.3.2/531
Cadastro consumidor
Correção ao cadastrar Consumidor PJ(Pessoa Jurídica), ao finalizar o cadastro apresentava uma mensagem de erro.