Alterações liberadas no mês de setembro.

Veja abaixo as liberações realizadas.

Liberações do dia 14 de setembro

Versão 3.45.78/535

Realizado personalização para o cliente Cerci que agora contempla boleto para o banco Caixa Econômica Federal para o grupo de faturamento 4.

Ajustado o código do Benefício Tributário para permitir digitar letras e números, pois na tabela de código cBenef apresenta duas siglas correspondente ao seu Estado e 6 números.


Liberações do dia 30 de setembro

Versão 3.45.79/539

Para atender o Programa Bônus Redução Voluntária será necessário criar mensagens de fatura para que as mesmas sejam apresentadas na competência 10/21, 11/21 e 12/2021.

Para criar as mensagens deve ir em: Faturamento> Listas> Faturamento> Mensagens genéricas> Novo

Deve ser inserido as variáveis na mensagem conforme exemplo abaixo:

  • Média Redução Consumo: @MEDIACONSUMOBASE, essa mensagem é opcional pois é a média do consumo e dias de consumo referente a 2020
  • Meta Redução Consumo: @METAREDUCAOCONSUMO
  • Apuração Parcial Redução: @APURACAOPARCIALREDUCAO

mensagens

FIQUE ATENTO PARA OS PRÓXIMOS PASSOS:

  • 1º passo: Após criar as três mensagens você deve entrar em contato com o Suporte técnico ou abrir um caso no portal e informar o código das mensagens (no exemplo os códigos são: 142, 143 e 144), pois será criado um comando para inserir essas mensagens no Banco de Dados.
  • 2º passo: O suporte encaminhará um comando para ser executado no E2SQL, após executá-lo irá inserir as mensagens no banco de dados.
  • 3º passo: Já com o sistema na última versão você deverá abrir o mês 10/2021 e abrir os grupos de faturamento.
  • 4º passo: Se você já havia aberto o mês e o grupo de faturamento e criou as mensagens e fez a execução do comando SQL fornecido pelo Suporte Técnico, deverá atualizar os dados de cálculo dos grupos para inserir a mensagem no banco de Dados.

Se você cumpriu todas etapas corretamente já está pronto para iniciar seu faturamento!

Ao gerar as faturas pelo EFI ou pelo Comercial, caso a Unidade Consumidora se enquadrar no Bônus de Redução Voluntária as mensagens serão apresentadas na fatura.

ATENÇÃO: pois as situações abaixo são os NÃO PARTICIPANTES do Bônus de Redução Voluntária:

As situações abaixo são os NÃO PARTICIPANTES do Bônus de Redução Voluntária:

  • Geração Distribuída (UCs Geradoras e vinculadas);
  • Classes 5 (Poderes Públicos), 6 (Iluminação Pública) e 8 (Consumo próprio);
  • Livres e Especiais;
  • Faturamento por estimativa entre 09 e 12/2020 com Impedimento de Acesso por culpa do Consumidor;
  • Houve alteração de titularidade desde 09/2020;
  • Houve encerramento de contrato desde 09/2020;
  • Ligados após 09/2020;
  • Houve irregularidade de consumo desde 09/2020 a 12/2021;
  • Faturamento por estimativa entre 09 e 12/2021 com Impedimento de Acesso por culpa do Consumidor.

Entende-se que o faturamento por estimativa com Impedimento de Acesso por culpa do Consumidor, ocorre quando houver ocorrência de leitura e o motivo da não leitura NF3e for: Consumidor.

Ocorrencia

ATENÇÃO:

Vale lembrar que a mensagem será apresentada nas faturas de 1ª via, 2ª via e faturas impressas no EFI.

No entanto você deve observar se seu modelo de fatura tem espaço suficiente para apresentá-las.

Portanto fique atento, se houver muitas mensagens configuradas nas 'Mensagens de fatura' por grupo (alta e baixa tensão) e se sua fatura possuir campos pré-determinados para mensagens específicas pode faltar espaço para a mensagem do bônus de redução voluntária.

É necessário que as versões do Comercial, EFI e Web Service estejam atualizados para se comportar corretamente.

Não pode ter remessas em andamento no EFI para realizar a atualização do sistema. O tempo médio de atualização são 30 minutos.

  • Para os clientes que estão no Comercial Web: 3.5.17/539
  • Para os clientes que estão no Comercial antigo: 3.45.79/539
  • Para os clientes que usam EFI: EFI Android 1.09.59/01 (utilizar a versão liberada 04/10/2021)
  • Para os clientes que usam EFI: WebService 47 - EFI