Alterações liberadas no mês de Junho 2023.
Veja abaixo as liberações realizadas.
- Versão 5.3.88/590
- Versão 5.3.89/591
- Versão 5.3.90/591
- Versão 5.3.91/592
- Versão 5.3.92/593
- Versão 5.3.93/594
- Versão 5.3.94/596
- Versão 5.3.95/597
- Versão 5.3.96/598
- Versão 5.3.97/598
Liberação do dia 07 de Junho
Versão 5.3.88/590
Caso você utilize o sistema E2 EFI e possui remessas em andamento com leituristas fazendo coleta de leitura em campo, NÃO poderá ser realizada a atualização do sistema E2 Comercial até a conclusão das leituras e finalização das remessas.
Importante: Esta versão deve ser utilizada com a versão do E2 ADM, à partir da versão E2 ADM Versão 5.21.51/487. E para os clientes que utilizam o Useall P3, deve estar atualizado na última versão disponível.
Importante: Reforçamos que essa versão ainda não contempla o cálculo da Tarifa Líquida de ICMS.
2412 - Alterações INDGER para Versão 2.0
Disponibilizado o recurso de geração do INDGER 2.0, conforme o layout disponibilizado pela ANEEL:
Segundo o manual de envio de dados Indicadores Gerenciais da Distribuição (INDGER) – TD008/2020. A versão do INDGER 2.0 é contextualizada da seguinte forma:
"1. Em 29 de maio de 2020, foi aberta a Tomada de Subsídio nº 008/2020 (TS008/2020), com o objetivo de obter subsídios acerca da alteração na estrutura dos Indicadores Gerenciais (INDGER), bem como alterar a periodicidade de recebimento deste indicador de anual para mensal.
2. Em 31 de dezembro de 2020, foi fechada a TS008/2020 por meio da Nota Técnica nº 130/2020- SFE/ANEEL.
3. Esclarecimentos adicionais foram feitos às distribuidoras por meio do Ofício Circular nº 36/2021- SFE/ANEEL, de 11 de novembro de 2021, e do Ofício Circular nº 13/2022-SFE/SRD/ANEEL, de 20 de abril de 2022.
4. Em 7 de dezembro de 2021, foi aprovada a Resolução Normativa nº 956/2021, a qual definiu, em seu Anexo VI (Módulo 6 do PRODIST), informações requeridas dos Agentes de Distribuição. No que concerne os dados detalhados neste manual, trata-se especificamente das seções 6.3, 6.4, 6.5, 6.8, 6.10 e 6.11. A REN nº 956/2021 também estabeleceu em seu Anexo VIII (Módulo 8 do PRODIST) os relatórios a serem encaminhados pelos Agentes de Distribuição.
5. Em 7 de dezembro de 2021, foi aprovada a Resolução Normativa nº 1.000/2021, a qual estabeleceu as Regras de Prestação do Serviço Público de Distribuição e consolidou, dentre outros normativos, a Resolução Normativa nº 414/2010."
"5. Sobre o envio dos relatórios, considerando o processo de migração e adaptação aos novos formatos e sistemas, para o primeiro envio existirá uma tolerância de 4 meses, ou seja, até o mês de junho de 2023, tanto para o sistema DUTONET (relatórios 1, 2 e 3), quanto para o sistema ConectANEEL/INDGER (relatórios dos itens 4, 5 e 6), conforme instruções a seguir:
a. conforme informado pelo Ofício Circular Conjunto nº 002/2022-SRD-SFESMA/ANEEL, as distribuidoras deverão manter até janeiro de 2023(dados de competência dezembro de 2023) o envio dos relatórios das demandas de primeiro nível e de ouvidoria de acordo com o formato antigo, assim como o envio do INDGER em sua versão 1.1;
b. em virtude da tolerância acima mencionada, o envio no formato antigo deverá ser mantido até maio de 2023 (dados com competências abril de 2023);
c. em junho de 2023, as distribuidoras deverão enviar as competências de janeiro a maio de 2023 somente no novo formato, de forma individualizada e por competência, tanto para o sistema DUTONET (relatórios 1, 2 e 3) como para o sistema ConectANEEL/INDGER (relatórios dos itens 4, 5 e 6); e
d. a partir de julho de 2023 o envio deverá ser realizado exclusivamente nos novos formatos.”
👉 Para mais detalhes do INDGER 2.0, acesse o Manual do INDGER no Portal de Documentação.
847 - RN 1000 - Anexo IV - INDGER - Entidade Serviços
- E2 Comercial > CRM > INDGER > INDGER Versão 2.0
Adicionada na geração do INDGER Versão 2.0 a aba (Serviços).
👉 Para mais detalhes do INDGER 2.0, acesse o INDGER 2.0 - Serviços no Portal de Documentação.
1210 - RN 1000 - Compensação Atendimentos Comerciais
- E2 Comercial > CRM > INDGER > Compensações
Adicionado o cálculo das Compensações dos Atendimentos Comerciais. A metodologia é baseada no Art. 440 da RN 1000/2021 que define:
No caso de descumprimento dos prazos do Anexo IV, a distribuidora deve creditar ao consumidor e demais usuários a seguinte compensação:
Compensação = K1 + k2 x VRC X Log Pv/Pr
Onde:
k1 = coeficiente de majoração da parte fixa da compensação: 50% do custo administrativo de inspeção homologado pela ANEEL, conforme o tipo de conexão;
k2 = coeficiente de majoração da parte variável da compensação, com os seguintes valores:
- Grupo B:
15 para prazos do Tipo 1;
20 para prazos do Tipo 2; e
30 para prazos do Tipo 3, conforme Anexo IV;
- Grupo A:
10 para prazos do Tipo 1;
15 para prazos do Tipo 2; e
25 para prazos do Tipo 3, conforme Anexo IV;
VRC = valor monetário base para o cálculo da compensação, referente ao mês de apuração do descumprimento do prazo, com os seguintes valores:
Encargo de Conexão Parcela B – ECCD(PB): para unidades consumidoras pertencentes ao subgrupo A1; ou - Encargo de Uso do Sistema de Distribuição correspondente à parcela TUSD Fio B – EUSDB: para as unidades consumidoras pertencentes aos demais subgrupos ou dos pontos de conexão;
Pv = Prazo verificado;
PR = Prazo regulatório;
👉 Para mais detalhes do INDGER 2.0, acesse o INDGER 2.0 - Compensações no Portal de Documentação.
3254 - Alterar a geração da vistoria/ligação de microgeração para computar prazo conforme RN 1000
Para atender os Tipo Serviço 34, 36 e 38 da entidade Serviços no INDGER 2.0, se faz necessário o controle do prazo dos pedidos de Ligação e Vistoria de microgeração.
Os atendimentos deste tipo terão o prazo de acordo com a RN 1000 no RQA:
Art. 91,I
Art. 91, II
Art. 94
Liberação do dia 12 de Junho
Versão 5.3.89/591
Caso você utilize o sistema E2 EFI e possui remessas em andamento com leituristas fazendo coleta de leitura em campo, NÃO poderá ser realizada a atualização do sistema E2 Comercial até a conclusão das leituras e finalização das remessas.
Importante: Reforçamos que essa versão ainda não contempla o cálculo da Tarifa Líquida de ICMS.
Ajustado o cálculo das Compensações dos Atendimentos Comerciais e também alterado o COM_059 da entidade Comercial na versão do INDGER 2.0 para considerar Valores e não Quantidade.
Liberação do dia 13 de Junho
Versão 5.3.90/591
Caso você utilize o sistema E2 EFI e possui remessas em andamento com leituristas fazendo coleta de leitura em campo, NÃO poderá ser realizada a atualização do sistema E2 Comercial até a conclusão das leituras e finalização das remessas.
Se você utiliza o sistema E2 EFI, obrigatório atualizar o E2 EFI Android para a versão 1.10.31/01 e Web Service 60.
Importante: Reforçamos que essa versão ainda não contempla o cálculo da Tarifa Líquida de ICMS.
3680 - QRCode Arquivo Gráfica convencional
- E2 Comercial > Leitura > Emitir faturas
- E2 Comercial > Leitura > Remeter para gráfica
Adicionado no arquivo da gráfica a linha P que corresponde ao QRCode do PIX.
Observação: Lembrando que é necessário emitir as faturas antes de remeter para gráfica.
- E2 Comercial > Arrecadação > Acompanhar PIX > Mais opções > Processar
Corrigido tela de Processar, quando a grid apresentava mais de 25 registros fazia com que a tela ficasse maior e impossibilitava de ver os demais registros da tela. Corrigido também o salvar, pois estava apresentando a seguinte mensagem:
Verificação dos dados da tabela:
CKC_ORIGEM_LTP
Mensagem original:
ORA-02290: restrição de verificação (CKC_ORIGEM_LTP) violada
3834 - Não gerar QR Code do PIX para faturas pagas
- E2 Comercial > AT/BT > Faturamento > 2ª via
- E2 CRM > Atender UC > Solicitação de serviço > 2ª via de fatura
Realizado alteração para que quando a fatura já estiver quitada e for gerar uma 2ª via não gere QRCode do PIX.
2897 - Pix Dinâmico (Useall Pay V2)
IMPORTANTE: Para utilização do PIX V2, entre em contato com a Useall.
- Useall > Listas > Useall Pay > Credenciamentos
- E2 Comercial > Parametrização > PIX > Useall Pay = V2
- E2 Comercial > Leitura > Abrir grupo de faturamento > Mais opções > Recuperar PIX pendentes
- E2 Comercial > Leitura > Fechar grupo de faturamento > Faturas PIX
- E2 Comercial > Botão "F2"(Buscar no sistema) > Log PIX
Conforme o manual já existente que ensina a configurar o Useall Pay e parametrizar os dados do PIX V1(Versão 1), tivemos atualizações no processo, e foi nomeado de V2(Versão 2).
Credenciamento Useall Pay
Adicionados novos campo na tela de credenciamento do Useall Pay, então para utilização do V2 se faz necessário informar os campos:
- URL notificação pagto PIX: https://enderecodocliente/apigateway/apie2com/api/WebhookPix/AtualizaPagamentoPix
- URL notificação reg. PIX location: https://enderecodocliente/apigateway/apie2com/api/WebhookPix/AtualizaDadosPix
- URL notificação regto. PIX: https://enderecodocliente/apigateway/apie2com/api/WebhookPix/AtualizaRegistroPix
- Versão da API
- Versão 2
Parametrização PIX V2
Na tela de parametrização PIX houve algumas mudanças, onde foram adicionados novos campos:
- Useall Pay
- V2
- URL Useall Pay: https://pagamentos.useallcloud.com.br
- Rotas
Portanto quando o campo Useall Pay = V2, será necessário informar URL Useall Pay e fica optativo informar o campo Rotas.
Observação: Se informado rotas, quando abrir grupo de faturamento pertencente a essas rotas, o sistema só irá gerar PIX para as rotas que foram informadas, quando não informado irá inserir PIX para todos registros do grupo de faturamento.
Abertura de grupo de faturamento
Ao abrir o grupo de faturamento o E2 Comercial comunicará o Useall Pay com quais registros irão gerar PIX, se será todos os registros pertencentes ao grupo ou somente as rotas que foram inforamdas na parametrização do sistema.
Caso aconteça alguma falha nesse processo de comunicação com o Useall Pay, é possível consultar quais registros estão pendentes de envio e com isso enviar através do botão [Processar todos], que realizará uma nova tentativa de comunicação com o Useall Pay.
Observação: Se acontecer de alterar a parametrização para Useall Pay = V2 e já possuir grupo de faturamento com a situação em aberto, basta [Atualizar cálculos] daquele grupo e então [Recuperar PIX pendentes].
Fechar grupo de faturamento
Ao fechar o grupo de faturamento e por algo motivo não gerou QRCode do PIX nas faturas, será emitido uma mensagem em tela alertando o usuário de que há faturas pendentes de PIX.
Sabendo então que há faturas pendentes do QRCode do PIX, deverá acessar a tela de [Faturas PIX], onde será apresentado quais faturas estão pendentes e então [Enviar]. Com isso, notificará o Useall Pay quais são as faturas que estão pendentes e o mesmo retornará com as informações necessárias.
Log PIX
Para facilitar a identificação de problemas relacionados com a comunicação do Useall Pay, foi criado a tela em questão. Onde trará na coluna [Mensagem] uma informação do que pode ter falhado.
Serviços de rotinas
Foi desenvolvido alguns serviços de rotinas no sistema E2 Comercial que serão executadas em background a cada 1 hora, segue as rotinas criadas:
- Buscar as faturas emitidas que não tem QRCode do PIX, ou seja, irá inserir o QRCode do PIX nas faturas;
- Buscar as faturas com PIX que ainda não foram registradas no banco e realizar o registro;
- Buscar no Useall Pay os pagamentos que por algum motivo não foram baixados no E2 Comercial;
- Buscar os pagamentos do dia anterior e do dia atual e efetuar as baixas das faturas já pagas.
Possíveis situações
- Caso tente alterar o parâmetro para PIX = Não quando já houver a geração de faturas com PIX, será emitido um alerta impossibilitando a alteração.

- Se houver alguma falha na comunicação com Useall Pay ao abrir grupo de faturamento no E2 Comercial e não registrar quais irão gerar PIX, ao tentar gerar remessa para aquele grupo de faturamento no EFI Desktop será emitido a seguinte mensagem.

- Se ocorrer alguma falha na comunicação com Useall Pay ao abrir grupo de faturamento no E2 Comercial e não registrar quais irão gerar PIX. Caso já tenha lançado leitura e emitido as faturas, basta acessar Leitura > Abrir grupo de faturamento > Mais opções > Recuperar PIX pendentes e consultar novamente a fatura.
Liberação do dia 20 de Junho
Versão 5.3.91/592
Caso você utilize o sistema E2 EFI e possui remessas em andamento com leituristas fazendo coleta de leitura em campo, NÃO poderá ser realizada a atualização do sistema E2 Comercial até a conclusão das leituras e finalização das remessas.
Importante: Reforçamos que essa versão ainda não contempla o cálculo da Tarifa Líquida de ICMS.
1302 - Data limite solução 01/01/1900 no RQA - Art 207
- E2 CRM > UC > Reclamação de Danos elétricos
- E2 Comercial > Danos elétricos > Vistoria
- E2 Comercial > Danos elétricos > Encerrar
Realizado ajuste nos processos de Danos elétricos para que, caso seja "indeferido por item de constatação" seja corretamente inserida a data de limite da solução com a Data prevista de aviso ao Consumidor no RQA (Art. 207).
Anteriormente estava setando a data limite de solução como "01/01/1900".
1973 - Listar as Retificações Estornos Totalmente da Conta
- E2 Comercial > Alta/Baixa tensão > Unidade consumidora > Faturamento > Retificações > Novo > Estornar totalmente a conta
Ao realizar um estorno total da conta de uma fatura, atualmente, será apresentado uma linha de registro para o processo, conforme já ocorria ao realizar a retificação.
2008 - NF3e - Beneficio de zeramento da fatura para PR
- E2 Com > Parametrização > Cálculo de fatura > Tem programa social para zerar fatura = "Sim"
Ajustado o calculo das faturas emitidas em contigência no E2 EFI para os clientes do Paraná (PR) para que seja efetuado o benefício de zeramento da fatura corretamente, conforme o parâmetro.
2060 - Erro ao exibir informações da UC após troca de titularidade
- E2 Comercial > Alta/Baixa tensão > Unidade consumidora > Pesquisar pela UC
Anteriormente, ao realizar uma troca de titularidade de um consumidor associado, para um que não seja, o código de associado do consumidor antigo estava sendo apresentado ainda na coluna [Associado], após a troca. Atualmente, o sistema irá trazer a coluna como zero, quando o consumidor atual não for associado.
3021 - Erro ao finalizar o processamento ou atualizar os dados de calculo
- E2 Comercial > F2 > Solicitar baixa renda > Mais opções > Lançar deferimento - Base MDS Cad Único > Novo
- E2 Comercial > Leitura > Abrir grupo de faturamento > Mais opções > Atualizar cálculos/finalizar processamento
Foi realizada uma alteração para ao buscar uma UC no [Lançar deferimento] e estiver com a coluna [Quantidade de pessoas] com valor nulo, ao salvar e processar estar atribuindo o valor = 1 (um). Evitando a mensagem de erro que ocorre ao abrir/atualizar cálculo/finalizar processamento no grupo de faturamento.
3034 - Faturamento ILP mês passado
- E2 Comercial > Parametrização > Cálculo de leitura > Forma de faturamento ILP: Estimativa por tempo médio.
- E2 Comercial > Leitura > Lançar iluminação
Realizada a alteração para que seja possível escolher entre faturar a iluminação pública baseada no mês passado, ou mês corrente, alterando o parâmetro de acordo com o escolhido e reprocessado o mês.
- E2 Comercial > UC Alta/Baixa tensão > Faturamento > Retificações > Novo > Estornar totalmente a conta
Feito correção para que na retificação de fatura ao estornar totalmente a conta o sistema realizará o cancelamento do registro no SEFAZ.
3126 - TSEE - Recadastrar BPC sem Domicilio
- E2 Comercial > F2 > Solicitar baixa renda > Recadastramento
- E2 CRM > UC > Outros > Solicitar baixa renda > Recadastramento
- E2 CRM > Consumidor > Solicitação de fornecimento > Novo > Aba Benefício TSEE
Foi realizada uma alteração para ao salvar o benefício BPC com valor nulo, o sistema esteja aceitando.
3133 - 200 - Emergencial no DER FER
- E2 Comercial > CRM > Índices DER/FER > 200.01 - Reclamação de interrupção de fornecimento
Ajustado para não mais considerar solicitações que não se referem a falta de energia.
Será considerado apenas os Atendimentos Emergenciais de Subclassificação 1 (Reclamação de interrupção de fornecimento)
3449 - Mensagem ao gerar analise de danos elétricos
- E2 Comercial > Danos elétricos > Análise > Lançar análise
Ao gerar um atendimento de danos elétricos pelo CRM com a opção de contato "E-mail" o sistema apresentava uma mensagem de erro. Foi realizada a correção para conseguir estar lançando a análise sem problemas.
3593 - Parar de Gerar Atendimento pelo Comercial
- E2 Comercial > Baixa / Alta tensão > Editar UC
Foi realizada uma alteração para ao editar um cadastro de UC pelo Comercial, não esteja gerando um atendimento. Só irá gerar atendimento se realizado pelo CRM.
3604 - Importação do arquivo de compatibilização de baixa renda
- E2 Comercial > Baixa tensão > UC > Cadastro > Solicitar baixa renda > Mais opções > Importar arquivo - Compatibilização e atualização cadastral
Realizado ajuste para que quando é importado o arquivo "Compatibilização e atualização cadastral", os registros das UCs venham todas com a opção "Não aplicado".
Para que seja atualizado os registros conforme o arquivo, deve ser selecionado o componente checkbox para cada registro, ou para todos (clicando no componente principal no topo das colunas).
3626 - Não traz mensagens para inserir na fatura UC
- E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Mensagens de fatura > Aba UC
Foi realizada uma alteração para não estar apresentando mensagens de erro ao selecionar uma UC ou ao adicionar uma mensagem, apresentando ela em tela.
3627 - Erro ao inserir mensagem na fatura da UC
- E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Mensagens de fatura > Aba UC
Foi realizada uma alteração para não estar apresentando mensagens de erro ao selecionar uma UC ou ao adicionar uma mensagem, apresentando ela em tela.
3648 - Erro Grid - Contabilização Microgeração
- E2 Comercial > Faturamento > Mais opções > Contabilização microgeração
Realizado alterações na tela de Contabilização de microgeração, para que seja apresentada as informações referentes a competência selecionada, sem que nenhuma mensagem de erro seja apresentada.
3682 - Não traz resíduo da troca de medidor
- E2 Comercial > F2 > Lançar caderno - BT > Lançar caderno
Realizada a alteração para que seja apresentado o resíduo corretamente, na tela de lançar caderno, após realizar uma troca de medidor e calcular uma irregularidade de consumo em seguida.
Liberação do dia 22 de Junho
Versão 5.3.92/593
Caso você utilize o sistema E2 EFI e possui remessas em andamento com leituristas fazendo coleta de leitura em campo, NÃO poderá ser realizada a atualização do sistema E2 Comercial até a conclusão das leituras e finalização das remessas.
Observação: Sugerimos aos clientes que utilizam o E2 EFI que realizem a atualização fora do período de expediente, uma vez que o processo de atualização for iniciado pode demandar algum tempo.
Importante: Reforçamos que essa versão ainda não contempla o cálculo da Tarifa Líquida de ICMS.
1035 - Conferir pagamentos várias vezes durante horário comercial
Para atender o Inciso I do §2º do Art.362 foi desenvolvido um serviço de rotina no sistema E2 Comercial que será executado em background a cada 1 hora, que verificará se houve quitação de faturas via PIX e caso as faturas pagas pertencerem a alguma UC(Unidade Consumidora) que está desligada por falta de pagamento, será gerado um serviço de religação de forma automática, através da rotina criada.
- E2 Comercial > Arrecadação> Acompanhar PIX > Lupa
Adicionado a coluna Valor retorno, para apresentar o valor pago da fatura.
3846 - Tela Faturas pendentes PIX
- E2 Comercial > Leitura > Fechar grupo de faturamento > Faturas PIX
Ao clicar em Faturas PIX sem selecionar um grupo de faturamento apresentava um erro, portanto foi realizado uma tratativa.
3863 - Trata Código ou Origem Inválidos na Confirmação de Pagamento do PIX
- E2 Comercial > Botão F2"Buscar no sistema" > Log PIX
Realizado alteração para quando o código ou a origem vierem inválidas o sistema irá apresentar no Log PIX "Erro ao realizar pagamento Pix.".
3869 - QRCode do PIX em Documentos Vencidos
- E2 CRM > Atender UC > Solicitação de serviço > 2ª Via de fatura
- E2 Comercial > AT/BT > Faturamento > 2ª via
O Banco crítica que o vencimento do PIX não pode estar vencido, portanto foi criado a tratativa de se o vencimento do documento for menor que data de registro, o vencimento do QRCode do PIX será o final do dia da data da emissão da 2ª via da fatura.
- E2 EFI Desktop > Gerar remessa
Ao gerar remessa no E2 EFI Desktop para rotas que não estão cadastradas nas rotas parametrizadas do PIX V2, apresentava um erro não permitindo gerar remessa para rota em questão.
Liberação do dia 26 de Junho
Versão 5.3.93/594
Caso você utilize o sistema E2 EFI e possui remessas em andamento com leituristas fazendo coleta de leitura em campo, poderá ser realizada a atualização do sistema E2 Comercial.
Importante: Reforçamos que essa versão ainda não contempla o cálculo da Tarifa Líquida de ICMS.
3957 - Limitar Geração de Religação Hora em Hora para quem Usa PIX
Realizado alteração no serviço de rotina de religação automática para apenas gerar a cada 1 hora para quem utiliza o parâmetro Gera serviço religação automática = Sim e se informado Hora de geração do serviço será ignorado o parâmetro no serviço de religação, gerando a religação com a data e hora em que for executado o serviço de rotina.
Liberação do dia 28 de Junho
Versão 5.3.94/596
Caso você utilize o sistema E2 EFI e possui remessas em andamento com leituristas fazendo coleta de leitura em campo, poderá ser realizada a atualização do sistema E2 Comercial.
Importante: Reforçamos que essa versão ainda não contempla o cálculo da Tarifa Líquida de ICMS.
Realizado algumas atualizações e ajustes no INDGER Versão 2.0.
Liberação do dia 29 de Junho
Versão 5.3.95/597
Caso você utilize o sistema E2 EFI e possui remessas em andamento com leituristas fazendo coleta de leitura em campo, poderá ser realizada a atualização do sistema E2 Comercial.
Importante: Reforçamos que essa versão ainda não contempla o cálculo da Tarifa Líquida de ICMS.
2919 - Dados do Primeiro Nível de Atendimento das Demandas
- E2 Com > CRM > Tratamento de Demandas do SAC
Foi montada a estrutura de geração do XML referente ao Tratamento das Demandas do Primeiro e Segundo Nível, conforme os manuais disponibilizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.
Para isso, foi desenvolvido um novo menu dentro do módulo CRM chamado Tratamento de Demandas do SAC.
Acessando o módulo CRM > Tratamentos de Demandas do SAC e clicado em [Novo] é possível notar que tem como gerar o registro para os dois Níveis: SAC ou Ouvidoria, e também escolher a competência:
Após gerar o registro, deve ser clicado duas vezes sobre a linha e note que é apresentado as tipologias referentes aos atendimentos daquele mês gerado. A quantidade total dos atendimentos será apresentado na coluna [Quantidade de atendimentos]:
Clicando sobre o código da tipologia, será apresentada uma janela listando os Atendimentos por Município. As colunas [Quantidade recebida], [Quantidade procedentes], [Quantidade improcedentes], [Prazo procedentes], e [Prazo improcedentes] serão editáveis:
Importante: O layout desta janela, as colunas dela e também a geração do XML não difere quanto ao Nível: SAC ou Ouvidoria.
Somente as quantidades de atendimentos e prazos que serão diferentes em cada uma.
Geração do XML
Para gerar o XML, retorne a janela principal CRM > Tratamento de Demandas do SAC, selecione o registro que deseja gerar o XML e clique em [Mais opções > Baixar XML].
Nesta tela serão apresentados todos os arquivos que já foram gerados, de qualquer competência.
Para gerar clique em [Gerar XML] e insira o dígito '1' na caixa de texto que for apresentada.
Importante: Neste campo será inserido o número da versão do arquivo (S001), onde o dígito '1' será referente ao arquivo original que deverá ser enviado via DUTONET, e o dígito '2' e subsequentes, para os arquivos retificadores.
Por exemplo:
Na competência do mês 01/2023, ao gerar o XML e caso seja inserido o dígito '1':
O arquivo referente ao SAC ficará como:
APLSCR99999_SAC_012023_S001.xml
O arquivo referente ao Ouvidoria ficará como:
APLSCR99999_OUVIDORIA_012023_S001.xml
Caso haja necessidade de retificar o arquivo já encaminhado, deverá selecionar o registro do Tratamento das Demandas em CRM > Tratamento de Demandas do SAC, clicar em [Mais opções > Baixar XML], clicar em [Gerar XML] e inserir o dígito subsequente ao anterior no campo [Número].
Liberação do dia 29 de Junho
Versão 5.3.96/598
Caso você utilize o sistema E2 EFI e possui remessas em andamento com leituristas fazendo coleta de leitura em campo, poderá ser realizada a atualização do sistema E2 Comercial.
Importante: Reforçamos que essa versão ainda não contempla o cálculo da Tarifa Líquida de ICMS.
4024 - Erro ao lançar fatura eventual
- E2 Comercial Comercial > AT/BT > Cadastro > Desligar > Mais opções > Saldo de Consumo > Calcular saldo
Ao realizar o calculo de fatura de saldo estava apresentado uma mensagem de erro, realizado correção para permitir calcular saldo.
Liberação do dia 30 de Junho
Versão 5.3.97/598
Caso você utilize o sistema E2 EFI e possui remessas em andamento com leituristas fazendo coleta de leitura em campo, poderá ser realizada a atualização do sistema E2 Comercial.
Importante: Reforçamos que essa versão ainda não contempla o cálculo da Tarifa Líquida de ICMS.
Tratamento de Demandas do SAC (Oracle 10 e Oracle 11)
- E2 Com > CRM > Tratamento de Demandas do SAC
Realizado tratativa para os clientes que utilizam Oracle 10 e Oracle 11, que não estavam conseguindo utilizar o processo de Tratamento de Demandas do SAC.